VMER - Aveiro

Thursday, June 29, 2006




A VMER Aveiro (Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Aveiro), está sediada no Hospital Infante D. Pedro - AVEIRO. Existe desde o ano 2000, tendo como função o atendimento médico pré-hospitalar . É um serviço coordenado pelo INEM, através das centais CODU (112) - Centro de orientação de doentes urgentes.






A equipa é constituida por 16 enfermeiros e 16 Médicos. Em cada turno a equipa é constituida por um enfermeiro e um médico.




"A Mascote"

Aqui podemos ver a nossa mascote, chama-se Beatriz (Bea).

Estreia da nova Base VMER

No seguimento da inauguração das novas instalações da urgência do Hospital Infante D. Pedro (30/06/2006), foi também a estreia da nova base VMER da VMER - Aveiro que se situa no novo edifício da Urgência.

A nova base VMER apresenta-se com dimensões superiores à anterior e com um considerável melhoramento das condições físicas.

Do lado esquerdo, podemos ver a garagem, equipada com portão electrico.

Aqui podemos observar a sala, onde a equipa de serviço permanece durante os turnos e onde se organiza todo o trabalho administrativo.

Em caso de EMERGÊNCIA ligue 112

Nesta foto, apresenta-se a Base VMER antiga, as fardas e a viatura que se usava na altura.

Acidentes em serviço

Quando é anunciado pelo Sr. Ministro da Saúde que vão ser criadas mais VMER’s, é de ficar alerta os locais onde isso vier a verificar-se para que não se vejam em situações criticas como a VMER de Aveiro está. Na sequência de um acidente de um dos elementos da Equipa, que ao sair das instalações, no final do seu turno, fez um entorses de um pé, foram feitas as diligencias necessárias, não tendo o ocorrido sido assumido pelo INEM nem pelo Hospital como já referi anteriormente. Não podendo ficar alheio à situação, pedi a melhor atenção do Sr. Presidente do Conselho de Administração do Hospital que por sua vez pede parecer ao Serviço Jurídico e Contencioso que justifica o não assumir da responsabilidade através de um documento que é sub escrito pelo Sr. Presidente onde consta “cabe ao hospital proceder ao pagamento das remunerações devidas à equipa VMER não o transforma em entidade patronal dos sujeitos em concreto que constituem as equipas, nem sequer se verifica uma relação comitente-comissário, uma vez que as equipas não estão sob a alçada do seu poder de direcção ou disciplinar, nem agem por conta e no interesse do hospital”, que no meu entender é muito grave. Outro ponto importante é o facto de existir um seguro apenas de acidentes pessoais e não de trabalho.

Fotos do Material da VMER




Todo este Material é usado para tratamento, estabilização a todas as vítimas (trauma ou doença súbita). É verificado todos os dias para que não haja falhas, assim como a viatura.

17 Comments:

Blogger Angelo said...

Parabens

2:13 AM  
Blogger Angelo said...

Que este blog seja uma mais valia para o socorro pré hospitalar.
Que todos quantos acedem a ele seja com uma perspectiva construtiva e não depreciativa.

7:19 AM  
Blogger Jose Tavares said...

Boa. Gostei.Apelo a que coloquem fotografias sobre acidentes para impressionar os aceleras!!!

9:42 AM  
Blogger Angelo said...

Uma realidade

Um tripulante da VMER de Aveiro faz uma entorse ao sair do turno, é feita a participação a Delegação de Coimbra que não aceita porque já tinha acabado o turno.
O Hospital para alem de ser a entidade pagadora também não se responsabiliza.
Que seguro é esse que dizem termos e que não cobre a ida para casa como previsto pela Lei?

7:44 AM  
Blogger Doutor Enfermeiro said...

Como utente do SNS, os meus sinceros parabéns a todos os tripulantes da VMER (médicos e enfermeiros!!! A VMER de Aveiro já merecia um site (visto que o anterior foi abandonado).
Como Enfermeiro, boa sorte e boas saídas, são os meus votos.
Grande abraço a todo os colegas.

11:57 AM  
Blogger Doutor Enfermeiro said...

E já agora, deixem-me acrescentar que a VMER de Aveiro já foi alvo de posts no blog doutorenfermeiro.blogspot.com

Abraço.

11:59 AM  
Blogger Angelo said...

Evolução do acidente de trabalho com Enfermeiro: depois de se ter dado conhecimento ao Sr. Presidente do INEM veio a ordem para que fosse fornecida a participação.
Aguardamos se vai ser aceite pela Seguradora.

1:38 PM  
Blogger Angelo said...

Num acidente a prestação de socorro tem um princípio que é a segurança para toda a equipe.
Será que fumar, na zona de segurança, não consta nos ensinamentos!

1:39 PM  
Blogger Angelo said...

A localização do novo Serviço de Urgências do Hospital de Aveiro levou a uma alteração do trânsito na via que serve este Serviço, transformando-a em sentido único.
Verifica-se frequentemente que viaturas ao saírem do acesso ao Serviço de Urgência o fazem em sentido proibido.
É uma situação preocupante para a qual se alertam as Autoridades competentes.
O acesso da Av. Artur Ravara para a Urgência também é um problema, porque quem dela procede tem que dar prioridade a veículos que surgem da Av. Da Universidade, muitas vezes a alta velocidade e que não atendem sequer a veículos prioritários.
Penso que este problema se poderia resolver com a construção de uma rotunda no cruzamento de acesso à Urgência.

7:22 AM  
Blogger Angelo said...

Mulher da a luz, pelas 7horas e 55 minutos do dia 25 de Dezembro de 2006, dentro da Ambulância que a transportava com acompanhamento Médico da VMER.

4:01 AM  
Blogger Angelo said...

Mais um Parto numa Ambulância a caminho do Hospital de Aveiro.
O parto foi feito por Um Bombeiro da Corporação de Águeda no dia 04/02/07.
Situações destas, estão a tornar-se uma realidade.

1:20 AM  
Blogger Angelo said...

A viatura “VMER” do Hospital de Aveiro é uma Passat de 2004 e que já tem 90 000 km.
Em situações de avaria ou revisão, é feita substituição por viaturas com 190 000 km.
Será que não há condições para ter viaturas com menos quilómetros ou estes quilómetros é significado de estarem em forma e com boa vitalidade!

10:56 AM  
Blogger Angelo said...

Para quando o GPS das VMER'S já montados estão operacionais?

1:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

O acesso à informação é extremamente importante, aqui está uma das formas de conhecer a realidade da VMER e de quem nela trabalha.
Admiro-vos pelo trabalho que fazem, sobretudo pelo Vossa coragem porque arriscam a própria vida.
Bem hajam.

2:36 PM  
Blogger luis castanheira said...

Parabens este blog esta muito bem elaborado,e passo tambem a dar os meus parabens a tuda a equipa da vmer de Aveiro ,ja trabalhei varias vezes com eles sao o maximo e dao o maximo,os meus parabens luis castanheira(B,V.Albergaria-A-Velha)

4:50 PM  
Blogger RMendes said...

Olá, são voçes que fazem Ventilação NÃO Invasiva no pré-hospitalar?

6:44 AM  
Blogger Nuno Anónio 1 said...

10 Anos de Actividade da VMER Aveiro

A actividade da VMER de Aveiro teve início em 1 de Julho de 2000 com a coordenação do Sr. Dr. Albertino Marques e do Sr. Enf. Carlos Barroca até fins de 2003, altura em que o Sr. Dr. Ângelo Figueiredo e a Sr.ª Enfermeira Paula Eira iniciaram a coordenação, mantendo-se ainda em funções.
A Equipa é constituída por 16 médicos das várias áreas clínicas e por 14 enfermeiros, havendo a referir a saída de alguns médicos e enfermeiros aos quais estamos gratos pela sua participação na equipa.
O Concelho de Aveiro tem uma área aproximada de 199,9 Km2 e uma densidade populacional de 368,40hab/Km2. Aveiro tem aproximadamente 73.335 habitantes, destes 56% encontram-se na classe etária dos 25-64 anos.
A Cidade de Aveiro está virada para os seus canais urbanos navegáveis que são explorados turística e culturalmente pelos seus 129.595 turistas anuais que ficam hospedados nos estabelecimentos hoteleiros do concelho.
Aveiro assume-se cada vez mais como um terminal ibérico. Ponto de chegada do A 25, que atravessa o país em toda a largura e que faz parte da influente estrada europeia ESO, situando-se no eixo das principais infra-estruturas rodoviárias nacionais (IC 1), a auto-estrada Lisboa/Porto (A1) (A17) (A 29) e a linha ferroviária do Norte.
A VMER é uma mais-valia para o socorro;
A equipa é coesa e desempenha a tarefa com satisfação;
O trabalho em equipa com Bombeiros, Agentes de Segurança e Protecção
Civil tem evoluído num bom relacionamento e desempenho.

10:18 AM  

Post a Comment

<< Home